Desafio você a encontrar uma pessoa que não tenha um perfil em alguma rede social. Difícil né? O Brasil está em 2º lugar no ranking dos países com maior quantidade de usuários ativos. Pois é, se todo mundo está conectado nas redes sociais diariamente isso quer dizer que o público do seu negócio também está lá.

É mais um canal para a sua empresa chegar até as pessoas e se relacionar com elas, o que significa também mais um lugar para converter leads e aumentar os seus resultados. Para não restar dúvidas que você precisa sim criar e manter um perfil nas redes sociais para sua empresa, separamos 3 motivos bem interessantes.

1- Contribui para entender melhor seu público-alvo e seus clientes

As redes sociais são uma ótima estratégia para estudar o seu público-alvo, entender quem é realmente a sua persona, quais os tipos de conteúdo que consome, quais as dúvidas mais comuns, quais os comentários que faz a respeito da sua marca, etc.

Tudo isso ajuda a sua empresa a se comunicar melhor com o público que deseja atingir, o que consequentemente irá influenciar nas suas vendas. Pois quanto mais você sabe sobre a sua persona mais fácil será traçar um caminho para chegar até ela.

2- Aumenta o alcance do seu marketing e melhora a divulgação da sua empresa

De acordo com uma pesquisa de 2015 (Digital Future Focus Brazil), os brasileiros lideram o ranking de tempo gasto na internet, nossa média é 60% maior do que nos demais países. Levando isso em conta, divulgar algo nas redes sociais com certeza impulsiona o alcance da sua empresa, além de possibilitar alcançar novos públicos.

Se a sua empresa quer ter uma presença online, ter um perfil nas principais mídias sociais é muito importante, pois é um dos principais canais para melhorar o seu marketing digital, o que está diretamente ligado ao aumento de resultados.

3- Cria um relacionamento da marca com os clientes

Como as redes sociais são um canal direto com as pessoas, é possível criar um relacionamento com seus clientes, melhorar a imagem da sua marca e colocar em prática uma estratégia de fidelização. Além do mais, estar nas redes sociais gera credibilidade perante as pessoas e leva a percepção para as pessoas que a sua empresa é mais acessível.

Para não restar dúvidas, uma pesquisa da revista Business Week do ano passado, revelou que as empresas que usam e investem em mídias sociais crescem 18% em faturamento. Sendo assim, ter um perfil nas redes sociais ajuda a sua empresa a alcançar mais pessoas, o que leva você a converter mais leads e aumentar as vendas.

3-motivos-para-sua-empresa-ter-um-perfil-nas-redes-sociais.jpg

Como iniciar uma estratégia de redes sociais?

O primeiro passo para ter um perfil de sucesso é levar a identidade visual da sua empresa para as redes sociais, ou seja, o seu logo e as suas cores precisam estar lá, precisa ficar claro para o seu público que se trata da sua empresa. Por isso, todas as postagens precisam ter a “cara” da sua empresa, seja pelo logo na imagem ou por um filtro característico, uma borda, etc.

Em seguida é fundamental criar um calendário editorial, com os dias das postagens e os temas que serão abordados. Essa parte merece atenção, pois é preciso ter postagens frequentes nas mídias sociais, o Facebook, o Google Plus e o Instagram exigem postagens diárias, enquanto o linkedin deve ser trabalhado de uma a três vezes por semana e o twitter exige no mínimo quatro tweets por dia.

Mas você não precisar ter um perfil em todas as redes sociais, pode selecionar apenas aquelas que são mais relevantes de acordo com a sua persona e o seu nicho de mercado.

Quanto aos temas das postagens, é preciso entender que as redes sociais devem ser utilizadas para informar antes de vender. Então não aborde apenas assuntos relacionados aos seus serviços ou produtos, faça posts sobre o mercado, sobre tendências do setor, entre outros.

Procure ver o tipo de conteúdo que seu público consome e use isso a seu favor, vale investir em postagens de datas comemorativas ou voltadas apenas para entretenimento, visando equilibrar a página e não deixá-la muito maçante ou comercial demais. Uma boa dica é criar dias para as editorias, por exemplo, toda segunda-feira é postada uma frase motivacional, na terça alguma notícia ou tendência de mercado, na quarta algum tipo de divulgação de produto e assim por diante.

Por fim, lembre-se de escolher muito bem as imagens dos posts e ter um texto de no máximo 300 caracteres. Ah, vale também compartilhar posts de outras páginas, se forem relevantes para o seu público.

Parece muito trabalho não é? Realmente, para uma estratégia de mídias sociais de sucesso é preciso muito tempo de dedicação, por isso algumas empresas preferem terceirizar o trabalho para agências especializadas em marketing digital.

A gente também detesta pop-up!
Mas queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades para o seu negócio. Fique por dentro!
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.