Quando você ouve o termo “Design Thinking”, é preciso retirar da cabeça todos os critérios estéticos que aprendeu com a palavra design, pelo menos no primeiro momento.

A palavra Design vem do verbo “To design”, o mesmo que projetar algo.
Conceber sua existência e definir os parâmetros, pensando em como vai ser usada para tornar a vida das pessoas bem mais fácil. Essa maneira de pensar foi criada por Rolf Faste, professor da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Porém, a ideia foi popularizada por David M. Kelley, fundador da IDEO, uma das maiores empresas de design e inovação da atualidade.

O que é Design Thinking?

Design Thinking trata-se do uso de várias ferramentas para abordar e resolver problemas, seja na hora de adquirir informações sobre um produto ou projeto, ou analisar dados e criar soluções. Conseguimos aplicar o Design Thinking em sua empresa desenvolvendo algo de ponta a ponta.

O Design Thinking é capaz de estimular a inovação de maneira eficiente pois parte do princípio de que devemos entender melhor todos os aspectos do que será criado.

Isso possibilita aos profissionais uma visão tridimensional dos fatos dando a possibilidade de encontrar novas respostas para velhos problemas.

O pensamento surgiu e se popularizou no começo dos anos 70, conforme os teóricos começaram a explorar o potencial, viram que suas técnicas funcionavam independente do problema em questão.
Assim, o Design Thinking virou um paradigma na hora de resolver problemas que parecem impossíveis, seja na visão do designer ou do gestor.

Aplicando o Design Thinking

O Design Thinking envolve o pensamento em etapas, os gestores têm a liberdade de organizar e conduzir as fases de sua execução de acordo com a necessidade de cada projeto, tornando muito mais efetivo o resultado.
A primeira etapa é aplicar ideias no desenvolvimento do produto e entender o escopo de cada projeto, para isso é necessário isolar o problema a ser solucionado e apenas daí começar a buscar as soluções.

Colete o máximo de informações sobre o problema dos usuários e suas queixas.
Não limite sua busca aos canais tradicionais, troque informação com as pessoas, entenda suas necessidades, inspire-se no inesperado e dê um tempo para que o problema tome forme e amadureça.
Siga coletando informações, mas busque experiências diferentes que te levem para caminhos não tradicionais, estimule sua própria criatividade com múltiplas referências.

Processos do Design Thinking

Não temos uma fórmula pronta dos processos do design thinking, visto que esta abordagem deve ser pensada de forma não-linear. Mas existe algumas etapas que são essenciais para a concepção e desenvolvimento do produto/projeto.
Imersão
Identificação e entendimento do problema, através de diferentes modos (entrevistas e pesquisas aprofundadas sobre a questão encontrada).

Análise e síntese

Após termos o problema identificado, é necessário organizar e analisar todas as informações obtidas durante a fase de imersão. Nesta etapa são desenvolvidos desafios para a solução do problema, ajudando a ter uma melhor compreensão sobre o mesmo.
Ideação
Após a definição dos objetivos, as pessoas são divididas em grupo para a construção de um brainstorming a fim de gerar e debater ideias que sejam inovadoras. O principal objetivo desta etapa é encontrar oportunidades e possibilidades para a solução dos problemas.

Prototipação

Nesta fase ocorre a concretização das ideias abstratas, validando o conteúdo através de diversos testes, caso os resultados sejam produtivos e consigam solucionar os problemas identificados, desta forma o produto consegue avançar para a fase de desenvolvimento.
Como pôde ser observado, design thinking é uma metodologia de inovação, no intuito de promover uma experiência mais completa para as pessoas, seja no emocional, estético ou cognitivo.
Sua perspectiva pragmática e humana tira o processo criativo da esfera artística e leva para o cenário funcional, tornando possível aplicá-la em diversas áreas corporativas focando em resultados sólidos e assertivos.

– Steve Jobs –
“O design não é apenas o que parece e se sente. O design é como funciona!”

A gente também detesta pop-up!
Mas queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades para o seu negócio. Fique por dentro!
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.