Muitos especialistas têm afirmado nos últimos tempos que o e-mail marketing já não é mais uma ação relevante. Afinal, o comportamento de compra mudou e as pessoas recebem dezenas de e-mails diariamente e cada vez possuem menos tempo, e interesse, em abri-los.

Mas a situação não é bem assim! Realmente é verdade que as pessoas estão cansadas de receber vários e-mails marketing por dia e costumam já exclui-los diretamente. Porém, quando alguém tem interesse em determinado assunto ou tema, ela acaba sim abrindo o e-mail porque aquele conteúdo é relevante para ela.

Então o que precisamos entender, é que o e-mail marketing ainda funciona sim e pode trazer resultados, mas que a ação deve ser muito bem planejada para oferecer algo que realmente desperte interesse daquele público. Para te ajudar a entender melhor como fazer isso, separamos algumas dicas.

 

Dicas para um e-mail marketing eficiente

Primeiro de tudo: não compre listas de e-mails! Esse tipo de ação não funciona, você precisa trabalhar com pessoas que realmente conheçam a sua empresa e tenham interesse no que você tem a oferecer. Comprar uma lista só trará resultados negativos, pois as pessoas podem começar a marcar os seus e-mails como spam.

É importante aumentar sua lista de contatos organicamente, para isso crie uma oferta de conteúdo no seu site, ou seja, algum material que seja do interesse do seu público, mas que para acessá-lo seja preciso preencher um breve formulário, fornecendo nome e e-mail. Assim você terá uma lista de pessoas que conhecem a sua empresa e, por isso, estarão mais propensas a abri-lo.

Feito isso, independente do tipo de e-mail marketing que será enviado, você precisa pensar se o conteúdo é realmente relevante para aquela lista de contados. Então segmente suas listas, para enviar e-mails mais personalizados e de acordo com a necessidade de cada tipo de público.

Outra dica importante é usar essa estratégia com cautela, não lote a caixa de e-mail das pessoas. Envie conteúdos quando realmente for algo interessante. Encher alguém de conteúdo diário que ela não tem interesse fará com que essa pessoa acabe se incomodando e prefira cancelar a assinatura dos e-mails da sua empresa.

e-mail-marketing-ainda-funciona.jpg

Com que frequência deve-se enviar e-mail marketing?

Não há uma frequência certa para enviar um e-mail marketing, isso varia muito de acordo com o segmento da empresa e o tipo de público. É preciso analisar o objetivo da estratégia, o teor dos e-mails e os interesses dos seus contatos para definir o melhor período para o envio.

Por exemplo, se o contato tiver dentro de um workflow educativo, para nutrição de leads, ele pode receber e-mails a cada 3 ou 4 dias (2 vezes por semana), se for um e-mail marketing pontual sobre alguma novidade ou algum serviço/produto, pode ser enviado uma vez por mês.

Então cabe a sua equipe refletir bastante sobre a relevância do e-mail de acordo com o tipo de segmentação da lista de contatos, de maneira a enviar algo que desperte interesse naquelas pessoas, sem ser invasivo ou se tornar repetitivo.

 

Qual deve ser a estrutura de um bom e-mail?

Para uma ação eficiente crie um design responsivo, pois 53% dos e-mails marketing são abertos a partir de dispositivos móveis, segundo a Hubspot. Também tenha uma atenção redobrada na hora de escolher a imagem, pois os elementos visuais tem grande influência em fazer as pessoas lerem até o final aquele conteúdo.

Outra parte fundamental é pensar muito bem no assunto do e-mail, esse é um dos maiores segredos para obter sucesso. Pois é o assunto que vai fazer com que a pessoa clique e abra o seu e-mail marketing. O ideal é que ele seja curto, personalizado e desperte a curiosidade do seu contato.

Por fim, para evitar que seu e-mail caia na pasta de spam é necessário seguir as boas práticas, como se identificar no remetente, facilitar o cancelamento da assinatura e manter as listas limpas de hard bounce.

Ufa! São muitos detalhes né? Mas seguindo essas dicas você aumenta as chances de conquistar bons resultados com e-mail marketing e pode tornar essa ação uma parte essencial da sua estratégia de marketing digital.

A gente também detesta pop-up!
Mas queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades para o seu negócio. Fique por dentro!
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.