O que é marketing de conteúdo?

Nos últimos anos o marketing de conteúdo tem ganhado cada vez mais destaque e isso não é por acaso. A estratégia é um dos pilares para um planejamento digital realmente eficaz, focado tanto em alcançar e fidelizar as pessoas como em aumentar as vendas de uma empresa.

Mas a definição do que é o marketing de conteúdo é simples diante dos resultados que ele pode proporcionar: basicamente é uma abordagem focada em criar e distribuir conteúdos de qualidade, que sejam relevantes para o público-alvo, visando atrair essas pessoas e conduzi-las através dos estágios de compra.

Como funciona essa estratégia de marketing digital?

Com a revolução digital, as pessoas estão sempre conectadas, seja pelo computador ou pelo smartphone, e isso mudou o comportamento de compra. A regra hoje é sempre pesquisar na internet antes de adquirir qualquer produto ou serviço. E aí vem a questão, como destacar a sua empresa em meio a tantas?

A resposta é ter as informações que as pessoas estão buscando, pois se a sua empresa tiver o conteúdo que elas procuram o seu negócio ganha credibilidade diante do seu público-alvo. O conteúdo é atualmente a chave para atrair essas pessoas até a sua empresa e fazê-las avançar através de todas etapas do funil de vendas.

Para ter uma estratégia de sucesso, o marketing de conteúdo funciona da seguinte forma: é fundamental conhecer o público-alvo da empresa e criar conteúdo que seja do interesse dele, focado em informar e esclarecer dúvidas, e não diretamente em vender. Além disso é preciso ter conteúdo para todos os estágios de compra (ou etapas do funil), para atrair, para convencer e até mesmo para encantar depois de uma venda.

Pois a ideia é que a pessoa encontre um conteúdo que seja relevante para ela em algum dos canais da empresa (site, blog, perfil em redes sociais, etc) e depois vá sendo direcionada para outros conteúdos, até finalmente estar convencida e pronta para a compra ou para fechar um negócio.

marketing-de-conteudo

Passos para iniciar um planejamento de marketing de conteúdo

A definição é simples mas realizar a estratégia na prática nem tanto, é preciso planejamento, organização e engajamento. Para um marketing de conteúdo de sucesso o primeiro passo é ter uma persona bem definida, ou seja, saber exatamente qual é o público que se deseja atingir e, a partir do estudo das dúvidas e problemas desse público, pensar em pautas e temas que sejam do interesse dessas pessoas.

Em outras palavras, é preciso saber com quem se quer falar para saber o que abordar e de que forma fazê-lo. Sabendo quais são as “dores” dessas pessoas, sobre o que elas pesquisam e o que desejam saber, o segundo passo é criar um calendário editorial, com os temas e palavras-chave que devem ser trabalhados. Afinal, marketing de conteúdo também precisa andar de mãos dadas com uma estratégia de SEO (otimização de sites).

O calendário mais adequado para uma estratégia de marketing de conteúdo iniciante é a produção de um post de blog por semana, que deve ser compartilhado nas mídias sociais, e de um material rico a cada 3 meses, que pode ser um e-book, um infográfico, um whitepaper ou até mesmo um vídeo. E esse material rico deve ser disponibilizado em uma landing page, com o objetivo de converter os visitantes em leads e levá-los até o meio do funil.

É importante manter uma atualização frequente desse conteúdo, não só do Blog, mas também dos materiais ricos e das redes sociais, que precisam ser alimentadas no mínimo 3 vezes por semana. Por isso, o ideal é contar com um profissional ou uma empresa especializada nesse quesito. Porque é fundamental o estudo da persona, criação das palavras-chave, definição das pautas dos conteúdos e da criação de textos que sejam relevantes, claros e tenham uma linguagem adequada.

O melhor custo-benefício, para garantir resultados reais, é optar por alguém que tenha experiência em produção de conteúdo para o meio digital e tenha conhecimento em marketing de conteúdo, seja um profissional ou uma empresa que vá prestar esse serviço. Quer ajuda com isso? Entre em contato com a nossa equipe e peça algumas dicas para nossa especialista em conteúdo.

A gente também detesta pop-up!
Mas queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades para o seu negócio. Fique por dentro!
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.